sábado, 24 de novembro de 2007

Radiohead - In Rainbows


Bom, a segunda boa surpresa que tive esses dias foi este Cd aí de cima, aliás Cd não, álbum, compilação de músicas, trabalho ou o que quiserem chamar as novas músicas que o Radiohead disponibilizou em seu site oficial com preços a escolher.

Deixando as polêmicas de lado, já que os caras conseguiram desagradar as grandes gravadoras e as bandas novas ao mesmo tempo (!!??), o trabalho me surpreendeu, apesar de achar que deve ter desagradado os fãs mais fervorosos, ou até por isso mesmo. Há uma mudança no estilo. Este álbum é mais agressivo, tem um pouco mais de gás, e não apenas a melancolia Radioheadiana, a começar pelas inspiradas “15 Step” cheia de batidas e guitarras e baixos e teclados cada um entrando em um momento e “Bodysnatchers” com superbaixo distorcido para ouvir alto.

“Nude” remete ao pouco de Radiohead que eu conheço, mas nesse novo contexto agrada e muito. A seguir vem a viajante “Weird Fishes/Arpeggi” maravilhosa e a melhor do álbum. “All I Need” mantém o nível e aconselho ainda a “Reckoner” e “Jigsaw Falling Into Place”.

Este é o sétimo álbum deles que começaram em 1987, mas só tiveram seu primeiro álbum, “Pablo Honey”, lançado em 1993 depois de terem a música “Creep” estourada nas paradas. Em 1995 veio o “The Bends” com a balada “Fake Plastic Trees” também estouradíssima. Mas foi com “OK Computer”, dois anos depois, que chegaram ao ponto máximo que um grupo pode chegar. O álbum foi eleito por revistas especializadas como o “melhor de todos os tempos", vendeu 4 milhões de cópias e faturou um Grammy. Em 2000 veio o não tão badalado “Kid A” e em 2002 o “Amnesiac” que também teve pouca repercussão. O sexto álbum “Hail to The Thief” volta a empolgar e marca o fim da relação da banda com as gravadoras.

Procuro não ler críticas antes de postar aqui, mas tenho certeza de que exatamente por ser mais fácil de gostar este álbum deve ter recebido críticas ruins. Mas eu digo uma coisa, talvez seja o álbum que faça a mim e a alguns outros se interessarem pelos seis anteriores e, polêmicas a parte de novo, fiquei fã dos caras ao colocarem tudo de graça, ou por quanto cada um achar que vale.

Eu não paguei nada... mas vou consumir mais Radiohead a partir de agora. E, para mim, aí está a grande questão....Qual é o valor disso ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget